
Muita gente tem vontade de alcançar a tão sonhada Independência Financeira. Mas o que é, afinal de contas, Independência Financeira? A resposta pode variar de uma pessoa para outra, mas o sentido mais aceito é o de possuir rendimentos que sejam suficientes para pagar todas as suas despesas. Ainda mais, você é seu próprio patrão.
Bem, e se seus ganhos mensais são insuficientes para o pagamento de suas despesas? Para a realização de seus sonhos? Para aquela viagem à praia? etc. Como ser auto-suficiente nas finanças? Por onde começar?
Comece com um orçamento. Nele você irá discriminar todas as suas despesas mensais. Divida o orçamento em grupos: alimentação, higiente, saúde, educação, lazer etc. Depois discrimine os grupos em ítens:
- Alimentação: arroz, feijão, carne, ovos...
- Higiente: sabonete, creme dental, papel higiênico...
- Saúde: plano de saúde, medicamentos, dentista...
- Educação: mensalidade escolar, faculdade, pós-graduação...
- Lazer: TV por assinatura, viagem de férias, clube...
Talvez, no começo, você não consiga resultados satisfatórios na economia obtida, mas o que vale aqui é a perseverança. Disciplina é a palavra chave, não só acompanhe seu orçamento de perto, como também busque seguir seus planos de economia o mais rigorozamente possivel. Desta forma, você poderá exercer a Economia Doméstica visando poupar para realizar investimentos futuros. Vale a pena lembrar que a Independência Financeira vem não somente da economia, depende primordialmente da qualidade dos investimentos. Tema este que estaremos tratando mais adiante no Blog.
Uma dica de leitura para reforçar o que foi dito aqui pode ser encontrada no link: http://www.economiadomestica.com.br/artigos_comofazer.asp.